terça-feira, 5 de abril de 2016

Compostagem doméstica!

Olá queridas (os), estou sumidinha! rsrsrs
Mas tudo bem por aqui, e com vocês ?

Hoje o texto será dedicado a Compostagem Doméstica  ou compostagem caseira.
Neste processo transformamos os resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas ou para qualquer outro tipo de cultivo. 
O  processo doméstico de compostagem é uma alternativa viável para o reaproveitamento de resíduos em pequena escala. Como o próprio nome diz, o sistema pode ser realizado nos quintais de casa - com a técnica adequada, estima-se que uma família pode reduzir em mais de 70% o resíduo gerado em seu dia a dia.  (FONTE INTERNET).
Imagine o que você poderia reaproveitar com isso: restos de alimentos como cascas de frutas, verduras, cascas e talos, alimentos cozidos ou assados, desde que em pequenas quantidades, borra de café, podas de grama e folhas, serragem não tratada, folhas secas…
Aqui em casa, não utilizamos restos de carnes e peixes; gorduras e laticínios; restos de comidas temperadas e produtos químicos em geral. No site Mundo Horta tem uma lista completa, caso vocês tenham mais dúvidas em relação ao que reaproveitar ou não.
Vou detalhar como é a nossa, você pode fazer igual ou construir uma melhor. Montamos um retângulo com paredes em alvenaria (mede 1 x 1,5, por 45 cm de altura), sem fundo, para manter o contato com a terra natural. Fizemos uma tampa que é meia chapa dessas de madeira plástica, com uma moldura de madeira comum para dar estrutura e base para um puxador, que possibilita a abertura da composteira. Mantenha aberta de tempos em tempos, se ela estiver muito úmida. Mas,fique de olho em pequenos animais. A nossa, se descuidarmos, recebe visitas de teiús (lagartos) e passarinhos.
Abaixo algumas fotos do momento em que retirei a terra para utilização própria.




Ao lado, foto de um presente da composteira (risos), pois ao utilizar a terra em canteiros, brotaram frutas diversas, como maracujá, laranja e mamão. (foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A produção continua !!

Olá queridas (os), tudo bem ?! Quanto tempo não nos falamos por aqui, mas continuo fazendo minhas artes rsrs ! Ah! e agora (já tem um...